terça-feira, novembro 29, 2005

1ª Distrital Af Leiria




GAEIRENSE 1-0 SANTO AMARO

O Santo Amaro deslocou-se este Domingo ao terreno do lider da 1ª divisão distrital (zona sul) e voltou a conhecer o amargo sabor da derrota, desta feita pela margem mínima. Apesar de mais um resultado negativo, a imagem deixada pela equipa da Ortigosa foi extremamente positiva e, a exibição, mais de acordo com o real valor deste conjunto.
Quanto ao jogo, creio que foi um encontro bem disputado, príncipalmente se tivermos em conta as péssimas condições do campo. A forte chuva que se fez sentir para os lados das Gaeiras tornaram o campo bastante pesado e enlamaçado. Ainda assim, quer uma quer outra equipa conseguiram, com maior ou menor dificuldade, abstrair-se desse factor e praticar um futebol agradável e sem recorrer aos conhecidos "charutos para o ar".
A equipa do Gaeirense, jogando em casa e estando com a moral elevada pelo facto de estar na liderança do campeonato, entrou melhor na partida, controlou a posse de bola, procurou explorar os flancos com o intuito de rapidamente chegar à vantagem. Já o Santo Amaro apostou numa postura de contra-ataque, consentindo o dominio de jogo ao adversário e tentando explorar os espaços deixados lá atrás pelo opositor.
A estratégia da equipa forasteira poderia ter dado frutos logo nos minutos iniciais da partida se Bruno Vieira tivesse concretizado a primeira oportunidade clara do jogo. André apareceu bem na direita, isolou o avançado Santo Amarense e este, isolado e à saída do guarda-redes contrário, não foi capaz de o desfeitear. Perdia-se assim a primeira grande oportunidade de golo do encontro e para os visitantes.
A equipa das Gaeiras dominava, ganhava cantos, rematava de fora da área mas, a verdade é que não conseguia marcar. Se bem que o Santo Amaro não estava a criar perigo (excepção feita ao lance atrás descrito), a verdade é que no plano defensivo a estratégia estava a resultar na perfeição.
O nulo ia subsistindo até que, a sensivelmente 10 minutos do intervalo, apareceu um livre à entrada da área de Xandão, neste jogo, o guarda-redes do Santo Amaro. O jogador das Gaeiras transformou da melhor forma e abriu o activo. Tal como na semana passada contra o Amor e quase a papel quimico, o Santo Amaro voltava a sofrer um golo de bola parada.
Até ao intervalo o Gaeirense ainda enviou uma bola à trave mais uma vez na sequência de uma bola parada, no caso um canto, mas o resultado iria mesmo para o descanso com uma vantagem para os visitados pela margem minima.
Na etapa complementar, tudo foi diferente. Paulo Silva, o técnico Santo Amarense, lançou Kapinga e Bruno Rocha no sentido de tornar a equipa mais ofensiva. Efectivamente, a equipa do Santo Amaro passou a jogar mais no meio campo contrário, começou a controlar mais a posse de bola e obrigou o adversário a fazer aquilo que a Ortigosa havia feito na primeira parte, isto é, defender bem e explorar o contra-ataque.
À semelhança do que aconteceu contra o Amor, o Santo Amaro voltou a pecar na finalização. Kapinga, por duas vezes, teve a oportunidade de marcar o golo da igualdade. Na primeira ocasião, o avançado enviou a bola à trave e, na segunda, não conseguiu concluir de cabeça uma boa jogada na esquerda. Para uma equipa que pretende andar nos lugares cimeiros, torna-se muito complicado quando ao fim de sete jornadas apenas tem dois golos marcados no campeonato.
Até final, o Santo Amaro ainda tentou, lutou muito, deixou tudo em campo mas o resultado não iria sofrer alteração. Com um estado animico diferente, com um pouco mais de felicidade, certamente que o resultado teria sido substancialmente diferente. Não obstante, há que referir que as Gaeiras têm uma grande equipa e mostraram o porquê de estarem no primeiro lugar.


Equipa do Santo Amaro:

Xandão, Mário, Carlitos (Rocha), Portugal, Fernando, Tiks, Paiva, Dinis, Verdasca (Gonçalo), André e Bruno Vieira (Kapinga);

Sem comentários: