segunda-feira, novembro 07, 2005

Superliga: Porto "passa" na capital do móvel!




PAÇOS FERREIRA 0-1 FC PORTO
(Ricardo Quaresma)


- O "Harry Potter" foi a figura do jogo...

Um golo de Ricardo Quaresma nos minutos iniciais da partida foi suficiente para o Porto trazer de Paços de Ferreira três importantes pontos.
O Porto entrou em campo já sabendo daquilo que Sporting, Braga e Benfica tinham feito. Naturalmente que ao saber que o lider tinha perdido pontos, os azuis e brancos entraram muito determinados em campo no sentido de rapidamente decidirem a partida.
Para este encontro, Co Adriaanse fez algumas alterações. Cesar Peixoto voltou à esquerda da defesa no lugar que vinha sendo ocupado por Cech; Ibson, depois do castigo que lhe foi imposto, voltou ao onze dos dragões no lugar de Jorginho e, mais na frente, o holandês apostou em Lisandro Lopez na posição de Alan.
Efectivamente, as apostas de Adriaanse surtiram efeito. Cesar Peixoto trouxe menor consistência defensiva (neste jogo este aspecto não teve grande importância dado que o paços praticamente não atacou) do que o checo mas mais perigo a nível ofensivo quer através de lances de bola parada, quer a nível de cruzamentos. Quanto ao meio campo, a entrada de Ibson deu outra consistência, deu maior poder de choque à equipa, permitiu que Lucho González jogasse mais perto da baliza contrária e, finalmente, permitiu que Quaresma e a Lisandro Lopez não se desgastassem tanto nas tarefas defensivas.
Quanto ao jogo, a primeira meia hora foi dominada pelos azuis e brancos. O FC Porto teve duas ou três oportunidades claras para marcar mas só por uma vez a bola "balançou" a rede, neste caso, com um grande golo de Ricardo Quaresma após assistência do brasileiro Ibson.
Nos últimos 15 minutos da primeira parte, o Paços equilibrou a partida, passou a jogar mais sobre o meio campo contrário mas, efectivamente, não criou qualquer situação de golo.
Ao intervalo, o Porto estava justamente em vantagem.
Na etapa complementar, o FC Porto limitou-se a controlar as operações. O jogo de 3ª feira diante do Inter de Milão pareceu limitar alguns jogadores dos dragões. No entanto, quem não esteve pelos ajustes e continuou a jogar ao mais alto nível foi Ricardo Quaresma. A par de Paulo Assunção, o jovem jogador português é o jogador em melhor forma na equipa portista. As suas jogadas individuais foi mesmo o melhor que se viu nesta segunda parte.
Assim, o Porto acabou mesmo por vencer, vitória essa que lhe permitiu distanciar-se de Benfica e aproximar-se do Braga.


Ficha de jogo:

Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa) Nota (0-5): 2
Assistentes: Pedro Garcia e Tiago Trigo
4º árbitro: Artur Soares Dias

PAÇOS DE FERREIRA: Peçanha; Primo, Geraldo, Luiz Carlos e Fredy; Paulo Sousa «cap.», Pedrinha e Júnior; Edson, Edinho e Didi
Substituições: Edinho por Ronny (62m) e Fredy por Rui Dolores (82m)
Não utilizados: Pedro, Tiago Martins, Emerson, Alexandre e João Duarte
Treinador: José Mota

F.C. PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe, Pedro Emanuel «cap.» e César Peixoto; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Ibson; Lisandro Lopez, Hugo Almeida e Quaresma
Substituições: Hugo Almeida por Jorginho (74m), Quaresma por Alan (85m) e Ibson por Raul Meireles (90m)
Não utilizados: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, McCarthy e Bruno Alves
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 0-1

Resultado final: 0-1

Marcadores: Quaresma (11m)

Disciplina: Cartão amarelo a Pedro Emanuel (40m), Edson (71m), Quaresma (75m), César Peixoto (87m), Lisandro Lopez (90m), Paulo Sousa (90m) e Raul Meireles (90m)

Sem comentários: