quarta-feira, novembro 02, 2005

TANTO FUTEBOL DE ATAQUE, TANTO ESPECTÁCULO, TANTAS OPORTUNIDADES DESPERDIÇADAS... É ESTE O SEU FUTEBOL OFENSIVO, SR.ADRIAANSE?






Pura falta de ambição!!!
Foi precisamente por não ter existido ambição, que o FC Porto saiu derrotado de jogo frente (poderoso?) Inter de Milão!
Poderoso, poderá ter sido noutros tempos, pois hoje em dia, os italianos são uma equipa quase vulgar, que bem estudada pode ser facilmente anulada e vencida.
O conjunto de Roberto Mancini, tem na realidade, excelentes executantes, alguns dos melhores jogadores do mundo nas suas posições, mas não funciona como equipa, como colectivo, logo, os resultados não podem ser os melhores.
Mas ontem, foi um FC Porto demasiado "doce", para os milaneses que acordaram tarde, mas ainda assim a tempo de conquistar 3 preciosos pontos, que os coloca praticamente na fase seguinte da Liga dos Campeões.
Co Adriaanse apresentou uma equipa à imagem do que tem apresentado ultimamente, contemplando apenas um ponta-de-lança, Hugo Almeida, e 3 homens a auxiliá-lo, Ricardo Quaresma, Alan e Jorginho, sendo que Lucho González e Paulo Assunção, tomavam conta do meio-campo defensivo.
Não resultou! Pura e simplesmente Alan não esteve em campo e por isso saiu logo ao intervalo, Jorginho esteve bastante aquém do habitual, e Ricardo Quaresma e Hugo Almeida apareciam a espaços.
A primeira parte foi bastante morna, com poucos motivos de interesse, sendo que o único lance digno de registo, foi mesmo o golo dos dragões, e que golo! Uma bomba de Hugo Almeida, de livre directo, a uns bons 30 metros da baliza de Júlio César, fazendo a bola entrar no ângulo superior direito da baliza do brasileiro.
Na segunda metade foi o descalabro portista!
Passo a explicar esta minha opinião: o FC Porto, tinha todas as condições para saír de Milão com os três pontos, e quem sabe, até mesmo dilatar a vantagem no marcador!
Mas é aqui que entra em cena Co Adriaanse, pelas piores razões: quando tudo estava controlado, inclusivé com a saída de Alan e a entrada de Raúl Meireles, o Inter não criava perigo, tinha posse de bola mas não a conseguia materializar, o treinador portista decide colocar em campo o central Bruno Alves, retirando Paulo Assunção.
Eu pergunto, porquê e para quê?
O Inter jogava com um ponta-de-lança, Adriano, que estava a ser marcado ora por Pedro Emanuel ora por Pepe, logo sobrava sempre um deles, e com um avançado móvel, Martins, que tinha sempre a marcação de um dos médios defensivos, Paulo Assunção ou Raúl Meireles, ou a espaços de um dos laterais. Ora, perante esta situação, só se justificava que o técnico holandês colocasse mais um defesa central, caso Roberto Mancini fizesse entrar Júlio Cruz mas não retirasse Adriano, o que foi precisamente o que aconteceu.
A partir desta substituição nos azuis-e-brancos, Co Adriaanse viu a sua equipa recuar até não poder mais, porque logicamente perdeu o meio-campo, e deixou que o Inter, embora com alguma felicidade, chegasse ao empate e depois à vitória.
Será que com tantas conferências de imprensa onde se acha o melhor treinador quiçá do mundo! e, especialmente fruto do seu futebol ofensivo e espectacular, o senhor Co Adriaanse, pensará a partir de agora que toda a gente tem telhados de vidro e que, por vezes, temos que pensar muito bem naquilo que dizemos para depois não torcermos o nariz?
Penso que sim!
Para concluir sr. Co Adriaanse, um pouquinho de humildade, não faz mal a ninguém, antes pelo contrário!



FICHA DO JOGO:



Inter de Milão 2 - FC Porto 1

GOLOS [0-1] Hugo Almeida 16', [1-1] Júlio Cruz 74' g.p., [2-1] Júlio Cruz 82'.

INTER DE MILÃO:

12 Júlio César
3 Burdisso
23 Materazzi
25 Samuel 65'
16 Favalli
8 Pizarro
14 Verón
7 Figo
33 Wome 53'
10 Adriano 61'
30 Martins

Treinador: Roberto Mancini

1 Toldo
4 Zanetti
11 Mihajlovic 65'
19 Cambiasso 53'
21 Solari
20 Recoba
9 Júlio Cruz 61'

FC PORTO:

99 Vítor Baía
12 Bosingwa
4 Pedro Emanuel
14 Pepe
35 Marek Cech
18 Paulo Assunção 61'
8 Lucho González
17 Jorginho
27 Alan 45'
7 Quaresma
39 Hugo Almeida 75'

Treinador: Co Adriaanse

31 Paulo Ribeiro
3 Ricardo Costa
13 Bruno Alves 61'
16 Raul Meireles 45'
29 Diego
21 César Peixoto
9 Benni McCarthy 75'

Cartão Amarelo a Bosingwa aos 90'.

Sem comentários: