quarta-feira, novembro 02, 2005

Que Senna!



Benfica 0 1 Villarreal
(Senna 81´)



O Benfica perdeu uma excelente oportunidade de assumir a liderança do grupo D, isto porque saíu ingloriosamente derrotado em casa diante do Villarreal pela margem mínima.
A equipa encarnada não fez um grande jogo, especialmente na primeira parte, mas por aquilo que correu e lutou não merecia este resultado.
Na primeira parte, o Villarreal jogou como gosta, ou seja, controlou as operações a meio campo, estabeleceu o ritmo da partida, jogou quase todos os 45 minutos no meio campo do adversário e, sempre que pôde, tentou visar a baliza. Sem grande êxito, diga-se!
Quanto ao Benfica, no primeiro tempo praticamente não existiu. A equipa mostrou-se bastante nervosa e muito presa de movimentos. Os encarnados falharam muitos passes, não conseguiram pressionar o adversário e, efectivamente, não conseguiram chegar com perigo à baliza do adversário uma vez que Nuno Gomes esteve sempre muito desacompanhado.
Ao intervalo o nulo justificava-se, isto apesar do Villarreal ter sido superior.
Na etapa complementar tudo foi diferente. O Benfica entrou melhor, mais desinibido, mais pressionante, mais rematador, portanto, mais tudo! Quanto ao Villarreal, Riquelme, Senna e Josico já não conseguiram trocar a bola tão à vontade e perderam claramente a batalha do meio campo.
Com o passar dos minutos, sentia-se cada vez mais que a equipa do Benfica poderia vencer a partida. O Villarreal era, nesta segunda parte, uma equipa timida, pouco estendida em campo e que parecia satisfeita com a igualdade. Porventura a lesão de Forlán, jogador que vinha dando muito trabalho à defensiva encarnada, tivesse a ver com o recuo no terreno dos valencianos.
A sensivelmente 20 minutos do final da partida, Koeman decide arriscar mais e lançou Mantorras e João Pereira retirando o apagado Geovanni e o esforçado mas fisicamente debilitado Karagounis. Com essas alterações, a equipa ganhou mais gente no ataque mas nem por isso maior clarividência.
Ao minuto 81 surgiu o inesperado "soco no estomago". Senna, a uns bons 35 metros da baliza encarnada, disferiu um pontapé violento, com efeito, que só parou no fundo das redes de Rui Nereu. O jovem português foi mal batido, o que foi pena. No entanto, não podemos apontar o dedo a um jovem que tem 3 ou 4 jogos de alta competição e que ainda está a dar os primeiros passos no futebol profissional.
Até final, a equipa encarnada ainda tentou igualar a partida, inclusive teve uma boa ocasião protagonizada por Léo (o melhor do Benfica) mas o resultado final iria mesmo ditar uma vitória dos espanhois, diga-se, um resultado estremamente injusto para aquilo que o Benfica fez.
Contas dificeis para o Benfica que está agora na última posição do grupo com 4 pontos e terá que vencer obrigatoriamente em França diante o Lille se quer aspirar a outros vôos nesta Champions League.

FICHA DE JOGO:

Benfica: Rui Nereu, Nélson, Luisão, Anderson (Nuno Assis), Léo, Petit, Manuel Fernandes, Karagounis (Mantorras), Geovanni (João Pereira), Simão (cap) e Nuno Gomes;

Villarreal: Barbosa, Javi Venta, Quique Alvarez (cap), Gonzalo, Arruabarrena, Senna (Peña), Josico, Riquelme, José Mari (Guayre), Sorin e Diego Forlán (Lucho Figueroa)

Ao intervalo: 0-0

Resultado final: 0-1

Marcadores: Senna, 81´

Árbitro: Frank Bleeckere (0-5): 3

Sem comentários: