sexta-feira, novembro 11, 2005

Discurso Directo




"Miguel, jogador do Valência, convocado por Scolari para os dois jogos particulares..."



— Que importância terão os jogos particulares com a Croácia e a Irlanda do Norte?

"Há sempre poucas oportunidades para estarmos todos juntos na Selecção Nacional e estes são bons momentos para que possamos trabalhar melhor aquilo que se pretende para o Campeonato do Mundo do próximo ano. Temos de continuar a trabalhar para alcançarmos as nossas metas, sobretudo nos aspectos em que estamos mais frágeis. Precisamos de ficar nas melhores condições".

— O facto de estar a jogar regularmente no Valência fortalece as suas possibilidades de estar na Selecção?

"Parece-me que sim. Para sermos chamados a representar Portugal temos de estar a desenvolver um bom trabalho nos nossos clubes. Se eu jogar no Valência penso que terei mais possibilidades de continuar na Selecção, como desejo".

— Admite a possibilidade de não estar no Campeonato do Mundo de 2006?

"Confesso que penso sempre no Mundial. Se não for chamado será com certeza uma grande decepção para mim. Contudo, ainda falta tempo para que as decisões finais sejam tomadas pelo seleccionador. Vai depender do trabalho que todos os jogadores conseguirem fazer. Estes jogos particulares são, nesse sentido, também importantes. É preciso continuar a manter a preocupação de jogar bem e, essencialmente, de vencer mesmo que não haja pontos em disputa".

— O benfiquista Nélson está perto de naturalizar-se português e, mantendo o nível que tem apresentado nos últimos tempos, assume-se como jogador convocável para a Selecção Nacional. Isso deixa-o apreensivo?

"Não. Veria com bons olhos essa possibilidade. Caso se naturalize e acabe por ser convocado será sempre muito bem-vindo a este grupo, sobretudo porque se trata de um jogador de excelente qualidade. É sempre muito bom ter jogadores que lutam connosco pelos lugares nas equipas, pois ajudam-nos a estar bem e a manter atenção máxima quando jogamos. Além disso, será sempre a Selecção Nacional a ganhar com uma situação dessas".

— No Campeonato da Europa do ano passado não começou com o estatuto de titular mas acabou por ganhar a Paulo Ferreira o lugar no onze. Acredita que será o lateral-direito para o Campeonato do Mundo?

"Sempre que venho representar Portugal faço-o com o pensamento na titularidade, quero sempre jogar".

— Considera a possibilidade de ser experimentado como defesa esquerdo?

— No Benfica, com José Antonio Camacho, cheguei a jogar nessa posição duas ou três vezes e penso que cumpri com as minhas obrigações, não tive problemas de maior.

Fonte: abola

Em relação a Miguel, parece-me evidente que vai estar presente no Mundial, jogue ou não pelo seu actual clube. Em relação a uma das perguntas do jornalista, concretamente, à regularidade com que Miguel tem jogado no Valência, apraz-me dizer que quem fez a pergunta não tem acompanhado muito o Valência já que, como é sabido, Miguel não tem sido regularmente titular (tem jogado a espaços) e inclusive já ficou fora dos convocados.

Quanto à possivel naturalização de Nélson, lateral revelação do Benfica, creio que poderá ser um excelente contributo para a selecção, inclusive como titular da mesma. A meu ver, Paulo Ferreira e Miguel podem estar descansados porque nenhum vai deixar de ir ao Mundial por causa de Nélson. Creio que o lateral encarnado poderia ser chamado para jogar como lateral esquerdo e fazer oposição a Nuno Valente. Como é sabido, Nélson joga tanto à esquerda como à direita e tem um pé esquerdo em nada inferior ao direito, quer a nível de passe quer a nível de cruzamento.
Portanto, se o processo de naturalização for concluido, creio que Scolari ganha aqui um grande reforço. Já estou a imaginar Nélson e Cristiano Ronaldo a dar "água pela barba" aos defesas contrários...

Sem comentários: