segunda-feira, novembro 07, 2005

PETIT FOI O BOMBEIRO DE SERVIÇO





O Benfica somou o seu segundo empate consecutivo na Liga Portuguesa. Depois de na passada semana, interromperem uma série de cinco vitórias consecutivas, com o empate a uma bola na Figueira da Foz diante da Naval, seguiu-se ontem novo empate, em casa, frente a um Rio Ave que, a jogar assim, pode ir longe neste campeonato.
Ronald Koeman entendeu que devia rodar alguns jogadores, casos de Manuel Fernandes e Anderson, entrando para os seus lugares Beto e Ricardo Rocha, respectivamente. Embora, de início causasse alguma estranheza, e sujeito a críticas, a verdade é que não foi por aqui que o Benfica não ganhou. Ricardo Rocha esteve ao seu nível, e Beto, não sendo comparável com Manuel Fernandes, também não comprometeu.
O Benfica não ganhou por mérito do Rio Ave (faça-se justiça!), que com uma excelente organzação táctica, não deu qualquer espaço aos encarnados para esplanarem o seu futebol. António Sousa percebe do assunto, fez perceber aos seus jogadores que era possível uma surpresa na Luz, cortou todas as linhas de passe ao Benfica, e, inteligentemente, ainda colocou nas alas, dois homens rápidos, tecnicistas, capazes de criar bastante perigo no ataque, mas ainda mais importante do que isso, Cleiton e Chidi anularam completamente qualquer tentativa de ataque aos laterais, Nélson e Léo.
Mas se o treinador do Rio Ave teve muito mérito no empate conquistado, também há outra equipa que levou o barco a bom porto, e conseguiu praticamente anular o Benfica: refiro-me, obviamente, à EQUIPA DE ARBITRAGEM!
Como é possível, num país que recentemente organizou um campeonato da Europa, que tem uma selecção vice-campeã da Europa, que pratica um dos futebóis mais agradáveis a nível europeu, que tem dois clubes na Liga dos Campeões, etc, etc, etc, ainda termos arbitragens deste calibre!!!
A arbitragem do sr.Paulo Pereira foi paupérrima (e fico-me por aqui já que estou a ser lido por muitos leitores que respeito imenso!), a todos os títulos.
Só por respeito aqueles que não viram o jogo, passo a enumerar alguns dos erros clamorosos deste senhor de Viana do Castelo (e também dos seus auxiliares, mas sendo os árbitros chefes de equipa...) pois não me apraz muitas mais palavras: 1ºErro - fora-de-jogo mal assinalado a Léo, que ficava isolado sob o flanco esquerdo, mas à entrada da área; 2ºErro - mais um off-side mal assinalado a Nuno Gomes, quando este ficava perigosamente em zona de tiro; 3ºErro - Num livre apontado por Karagounis, o central Idalécio, na barreira, corta a bola com a mão, o que daria novo livre, mesmo à entrada da área, e o respectivo cartão amarelo; 4ºErro - no segundo golo do Rio Ave, Gaúcho está em clara posição irregular e tira partido dessa posição para assistir Chidi para o golo; 5ºErro - Um domínio de bola de Nuno Gomes com o peito, à entrada da área vilacondense, que só o árbitro viu que foi com a mão;
Acho mais do que suficiente para classificar a actuação deste trio de arbitragem, que ontem acutou de preto, mas devia ser um preto de vergonha pelo trabalho que desempenharam!!!
Quanto ao Rio Ave, teve o antídoto necessário para travar este Benfica, que mesmo tendo razões de queixa da arbitragem, não mereceu mais do que o empate conquistado, já que, mesmo com os cerca de 35 mil espectadores a apoiarem bastante, os encarnados acusaram algum esforço proveniente do jogo da passada quarta-feira para a Liga dos Campeões frente ao Villarreal, mas principalmente a ausência do seu capitão, Simão Sabrosa. O Benfica depende e muito do camisola 20, já que este é, sem dúvida, a grande referência do jogo ofensivo.



FICHA DE JOGO:

BENFICA: Rui Nereu, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha, Leo, Petit, Beto, João Pereira (Mantorras, 66), Geovanni (Nuno Assis, 75), Karagounis (Karyaka, 58) e Nuno Gomes.

Suplentes: Bruno Costa, Anderson, Dos Santos, Manuel Fernandes, Nuno Assis, Karyaka e Mantorras.

RIO AVE: Mora, Zé Gomes, Idalécio, Danielson, Milhazes, Mozer, Niquinha, Delson (Marquinhos, 75), Cleiton, Chidi (Evandro, 75) e Gaúcho (Keita, 89).

Suplentes: Adriano, Bruno Mendes, Ricardo Jorge, Marquinhos, Gama, Evandro e Keita.

Árbitro: Paulo Pereira, de Viana do Castelo.

Disciplina: cartão amarelo para Mozer (52) e Evandro (87).

Sem comentários: