domingo, novembro 20, 2005

Santo Amaro, sem sorte, voltou a perder!




SANTO AMARO 1-2 22 JUNHO/AMOR

Sem sorte! Creio que esta expressão por muito subjectiva que possa ser, traduz quase na totalidade aquilo que se passou hoje na Ortigosa. A equipa do Amor que, diga-se, bateu-se muito bem durante todo o jogo, foi mais feliz e venceu o jogo.
O Santo Amaro começou a perder bem antes do jogo ter começado. Os jogadores e equipa técnica receberam a triste noticia de um atleta do GDSA, no caso o central Marco Moreira, ter tido convulsões durante a noite de Sábado sendo obrigado a ser internado. Ainda não dispomos de grandes informações mas esperamos que esteja tudo bem com o Marco e que recupere rapidamente. Força Marco!
Em relação ao jogo, a equipa da casa entrou como não desejaria, ou seja, nervosa, ansiosa e a demonstrar que as feridas dos resultados negativos e das más exibições aindam não estavam saradas. Ao invés, a formação do 22 Junho Amor entrou muito bem no jogo, de forma personalizada, procurando marcar cedo por forma a enervar ainda mais o conjunto da Ortigosa.
Fruto desse dominio territorial e perante tanta passividade dos da casa, o Amor adiantou-se no marcador após a transformação de um livre directo a uns bons 25 metros da baliza.
O golo relativamente cedo dos visitantes não abalou o Santo Amaro de forma tão intensa como se fazia prever. A equipa da casa, apesar de pouco esclarecida, até reagiu à adversidade. Ainda que sem causar grandes embaraços aos defesas contrários, o Santo Amaro passou a jogar um pouco mais no meio campo adversário.
À passagem da meia hora (aprox.), o Santo Amaro chegou ao golo num lance polémico. Tentando ser o mais isento possível, passo a explicar o lance e a visão com que fiquei do mesmo: o Santo Amaro tinha uma unidade caida no terreno de jogo. Entretanto a bola foi fora para o atleta ser assistido. No reatamento do encontro, o Santo Amaro marcou golo. Paiva centrou para a área e Bruno Vieira desviou de forma oportuna para o primeiro dos visitados. Ora, a polémica surge porque os jogadores do Amor mandaram, segundo estes, propositadamente a bola para fora e os homens do Santo Amaro não devolveram o esférico tendo inclusive feito golo.
Na minha opinião, o Santo Amaro podia ter devolvido a bola num acto de Fair Play. Contudo, também não fiquei com a sensação que o jogador do Amor tivesse mandado a bola fora propositadamente. Como tal, acho que esta situação se podia ter evitado mas não creio que seja uma atitude claramente condenável já que não ficou explicito a intenção do atleta do Amor.
A verdade é que a igualdade podia ter animado os da casa mas não aconteceu porque o Amor voltou a responder muito bem e recolocou-se em posição de vencedor ainda antes do intervalo através de um golo de Nélson de cabeça, num lance em que o guarda-redes Pedro Silvestre não ficou muito bem na fotografia.
Ao intervalo, aceitava-se a vantagem do 22 Junho Amor.
Na segunda parte tudo foi diferente. A equipa da casa pegou no jogo, tomou a iniciativa do mesmo e obrigou o Amor a praticamente só defender.
A perder em casa, obviamente que o técnico Paulo Silva tudo tentou para inverter o rumo dos acontecimentos. Primeiramente lançou Kapinga (isto na parte final da 1ª parte) tirando um defesa, posteriormente colocou Hélio e Capela (duas estreias!) para dar mais dinâmica ao ataque.
As ocasiões foram surgindo mas a bola teimava em não entrar. A ineficácia dos avançados, a infelicidade que abalava os mesmos e a grande exibição do guarda-redes do Amor mostravam que o Amor não ia perder este jogo por muitos minutos que houvesse para jogar (nem com 10 minutos de desconto dados pelo árbitro a bola quis entrar). De salientar que o 22 Junho/Amor, com a lição bem estudada, aceitou o dominio dos visitados e passou a jogar em contra golpe. Pois bem, se é verdade que o Santo Amaro criou inumeras oportunidades para conhecer outro resultado, a verdade é que o Amor, na parte final do encontro, também teve oportunidades claras para fazer o 1-3 e "matar" definitivamente a partida. De dizer que o guarda-redes Pedro redimiu-se do golo infeliz que sofreu e negou por duas ou três vezes o golo aos homens do ataque forasteiro.
Mesmo com 10 minutos de desconto dados pelo árbitro reportando-se ao anti-jogo feito pelos de Amor, o Santo Amaro não conseguiu mudar o rumo do jogo e averbou mais uma derrota.
Apesar do resultado negativo, hoje já se viu um Santo Amaro diferente para melhor. Com uma segunda parte mais perto do nível que caracteriza a equipa, falta a pontinha de sorte que ainda não nos acompanhou. Também de referir que, efectivamente, os erros defensivos continuam a aparecer o que não ajuda em nada a equipa.
Creio que se o Santo Amaro continuar com a atitude que teve na segunda parte, certamente que os resultados vão aparecer. Não acredito que a sorte se tenha ido embora de vez deste pequeno grande clube.

Equipa do Santo Amaro:

Pedro, Didi, Carlitos (Kapinga), Nélson Portugal, Fernando, Tiago (Capela), Paiva, Dinis, André, Rocha e Bruno Vieira (Hélio);

Ao intervalo: 1-2

Resultado Final: 1-2

Marcador: Bruno Vieira

Nota ao árbitro: (0-5): 3

Sem comentários: