terça-feira, novembro 01, 2005

Taça do distrito: Santo Amaro venceu(?) Vieirense!




"Quando o Santo Amaro estava prestes a vencer... veio a polémica!"

SANTO AMARO 2-2 VIEIRENSE - (3-1 após g.p)

A equipa do Santo Amaro jogou este Domingo contra a equipa do Vieirense naquele que era, à partida, um jogo bastante díficil para os visitados uma vez que iriam receber uma equipa de um escalão superior. Para este encontro, o técnico Paulo Silva fez algumas alterações em relação à equipa que apresentara contra a Maceirinha; o jogo desta terça-feira contra a Boavista, as condições climatéricas adversas e a ideia de observar outros jogadores porventura menos utilizados, fizeram com que o treinador da Ortigosa optasse por uma equipa diferente. Assim, o guarda-redes Xandão, o lateral direito Mário, o central Carlitos e o avançado Kapinga tiveram a sua oportunidade como titulares e a verdade é que a equipa não acusou falta de ritmo nem menor qualidade de jogo, muito pelo contrário.
Quanto ao jogo, a primeira parte foi bastante equilibrada. A equipa da casa procurou jogar de forma organizada e tentou explorar o lado direito do seu ataque através da técnica do ala (André) e da velocidade e força do lateral Mário. Os ataques de maior perigo do Santo Amaro aconteceram quase sempre por este lado. Por sua vez, o Vieirense procurava contra-atacar aproveitando a rapidez dos seus alas e da qualidade de passe do seu organizador de jogo, no caso, Simão.
O primeiro tempo ficou marcado pelo minuto 30 (aprox). Bruno Vieira foi "abalrroado" pelo guarda-redes contrário. O árbitro da partida marcou penalty mas incompreensivelmente não expulsou o guarda-redes da Vieira. Começava aqui a TARDE NEGRA do JUÍZ DA PARTIDA. Quanto ao penalty, este foi desperdiçado por Paiva.
No mesmo minuto, o Vieirense marcou. De um possível 1-0 a favor da Ortigosa, passou-se a um 0-1 para o Vieirense, resultado com que se chegou ao intervalo.
Para a segunda parte, Paulo Silva lançou Fernando e Rocha para os lugares de Bruno Vieira e Tiago. O objectivo era alargar a frente de ataque e tentar inverter o resultado.
A verdade é que essa ideia poderia ter caído desde logo "em saco roto" uma vez que no primeiro minuto do segundo tempo, Simão ampliou o marcador e praticamente sentenciava a partida (pensava-se!). Como se não bastasse, minutos depois Tiago via o segundo amarelo e respectivo vermelho e deixava o Santo Amaro com menos uma unidade e em situação bastante complicada no jogo. Mais uma vez, o árbitro equivocou-se já que qualquer um dos cartões foi exagerado. Não quero com isto deixar a ideia que o árbitro prejudicou somente o Santo Amaro. Na verdade, a exibição do juíz foi má e com erros grosseiros em desfavor das duas equipas, como já veremos mais à frente...
Quando faltavam sensivelmente 25 minutos para o fim, o Santo Amaro reduziu por intermédio de Kapinga e relançou novamente a equipa da casa no encontro. Minutos depois, Simão (Vieirense) foi expulso (bem o árbitro!). Naturalmente que estes dois acontecimentos fizeram com que o Vieirense recuasse no terreno e, por outro lado, com que o Santo Amaro se lançasse desenfreadamente no ataque em busca da igualdade.
Já em período de compensação e após inumeras oportunidades de golo, o Santo Amaro conseguiu marcar o tão desejado golo por intermédio de Rocha, levando o jogo para o merecido prolongamente. Estava feita justiça no marcador, muito embora a jogada do golo tenha sido construida em falta.
No prolongamento, o Santo Amaro acusou algum desgaste físico e já não teve a clarividência e a objectividade ofensiva que tivera no segundo tempo. Por seu turno, o Vieirense subiu de rendimento e procurou o golo de ouro que lhe permitisse seguir em frente na prova.
Esse maior ascendente do Vieirense obrigou os visitados a cometerem mais faltas. Numa dessas infracções, Pedro Dinis viu o segundo amarelo, foi para a rua e fez com que o Santo Amaro jogasse aproximadamente 20 minutos com nove jogadores. Desta vez o árbitro esteve bem e cumpriu as leis. Curiosamente, minutos depois voltou a mostrar um vermelho (por acumulação) a um jogador do Santo Amaro, isto, a um atleta que nem sequer tinha amarelo. Os jogadores da casa chamaram a atenção ao sr. árbitro e o próprio fez questão de corrigir o erro.
Mesmo com nove jogadores, o Vieirense não conseguiu marcar e o jogo foi mesmo para as grandes penalidades.
Na "lotaria" das penalidades, eis que tivemos oportunidade de assistir a mais um filme de comédia deste senhor do apito. Senão vejamos:

1ª g.p do Sto Amaro: golo --- 1ª Vieirense: falhou
2ª Sto Amaro: golo --- 2ª Vieirense: falhou
3ª Sto Amaro: falhou --- 3ª Vieirense: golo
4ª Sto Amaro: golo

Ora, após a conversão da quarta penalidade do Santo Amaro, o árbitro deu por terminado o encontro, isto para espanto de tudo e todos. Como é facil de perceber, o árbitro tinha cometido um erro já que o Vieirense ainda podia marcar a 4ª grande penalidade e esperar que o Santo Amaro falhásse o seu quinto castigo por forma a tentar empatar esta série. Os jogadores do Vieirense ao verem tamanho erro do juíz, dirigiram-se ao mesmo no intuito de protestar a decisão do dito cujo. O árbitro, confrontado com tanta pressão, acabou por reconhecer que tinha errado e procurou retomar a partida com a transformação da 4ª penalidade por intermédio do atleta do Vieirense. Quem não esteve de acordo com esta decisão foi o técnico da Vieira que, perante tanta imbecilidade dentro de campo, ordenou os seus jogadores a que estes abandonassem o terreno de jogo.
E pronto, os jogadores do Santo Amaro, sem opositor, sairam calmamente do campo sem saber se venceram, se perderam, se têm de repetir o jogo...
Enfim, é este o nosso futebol a nível distrital!

Equipa do Santo Amaro:

Xandão, Mário, Didi, Paiva (Verdasca), Carlitos, Tiago, Ismael (Rocha), Dinis (cap), André, Kapinga e Bruno Vieira (Fernando);

Ao intervalo: 0-1

Resultado final: 2-2 (*3-1 nas g.p)

Marcadores do Sto Amaro: Kapinga e Rocha

Sem comentários: