segunda-feira, novembro 21, 2005

Como se portaram os grandes nesta jornada?




BRAGA 3-2 BENFICA



Dois dias depois do grande jogo da jornada, confesso que ainda me custa a engolir esta derrota. Efectivamente, o Benfica teve tudo para sair de Braga com a vitória. No entanto, mais uma vez, Ronald Koeman decidiu inventar e "roubar-nos" os três pontos.
Na primeira parte, mesmo com a invenção de Koeman em colocar Geovanni no meio e Beto na ala direita, os encarnados controlaram o jogo, criaram situações de golo, marcaram um e podiam até ter feito mais um ou outro. O Braga estava completamente dominado.
Na segunda parte tudo foi diferente. Sinceramente acho que houve mérito do Sporting de Braga mas houve ainda mais demérito do Benfica. O que mudou da primeira parte para a segunda? em termos práticos e objectivos, a única alteração visivel aos olhos dos adeptos foi a saída de Simão por Karyaka. Confesso que não me agrada muito este russo. Até parece que tem bom toque de bola mas é um jogador muito lento e pouco preciso no passe. Mas, será que a ausência de Simão explica tudo? será que a equipa foi pior só porque saíu o capitão? não quero acreditar nisso. Sinceramente algo se passou durante a palestra no balneário porque não acredito que uma equipa não saia do seu meio campo durante toda uma parte por não ter capacidade ofensiva ou por mérito de um adversário que deixava jogar e não pressionava.
Erros à parte de arbitragem e de Quim que teve um regresso a Braga profundamente infeliz, creio que, mais uma vez, o principal responsável pela derrota foi Ronald Koeman. Em Old Trafford defendeu o empate, perdeu, em Alvalade contra um Sporting mediocre defendeu, inventou e perdeu, em Braga com o jogo ganho, inventou, não soube mexer na equipa e mais uma vez perdeu... com um treinador destes, não há quem resista!
Quanto ao Braga, depois da primeira parte que lhes vi fazer, nunca pensei que fossem ganhar o jogo. Com uma segunda parte de grande qualidade mas, continuo a dizer, muito por culpa dos erros contrários, creio que já não há dúvidas que é candidato ao título.
Está de parabéns Jesualdo Ferreira e o seu "braguinha"!


- Maxi Bevacqua foi a grande surpresa do jogo ao apontar os seus primeiros golos no campeonato e logo num jogo desta importância!

FC PORTO 5-1 ACADÉMICA



É um luxo ter um jogador como Lucho González no nosso campeonato. A meu ver, é o melhor jogador da Superliga. Foi precisamente o argentino que deu inicio à goleada do Porto em casa diante da Académica.
Pouco há a dizer deste encontro. O Porto dominou, a espaços deu espectáculo e venceu facilmente a Académica que tentou jogar no campo todo e importunar a fraca defesa azul e branca, obviamente, sem sucesso.
Creio que se o Porto na reabertura do mercado reforçar a sua defesa (fala-se em Zé Castro!) e se os outros candidatos não se reforçarem e não melhorarem a sua qualidade de jogo, os dragões certamente que vão chegar ao fim do campeonato em primeiro.

PENAFIEL 0-1 SPORTING



É inevitável, Liedson resolve! Ontem resolveu uma partida em que os leões jogaram de forma deplorável. Com todo o respeito pelo Penafiel, creio que, o Sporting só ganhou precisamente porque defrontou uma das piores (senão a pior!) equipas do campeonato. Arrisco mesmo, contra qualquer outro conjunto, o Sporting com aquela exibição não conseguiria vencer.
A verdade é que conseguiu fazer aquilo que o Benfica não conseguiu em Braga, ou seja, jogar mal mas vencer. E como o que conta são os pontos, o Sporting voltou às vitórias fora de portas 3 meses depois e já está com dois pontos de vantagem em relação ao seu rival Benfica.
Creio que é notório que a equipa do Sporting é fraca. Se não se reforçar em Dezembro, acho que não vão ficar muito bem posicionados na tabela até porque Liedson não pode resolver sempre.

Sem comentários: