quinta-feira, novembro 17, 2005

Finalmente no Campeonato da Europa!




"Portugal sofreu mas venceu..."

PORTUGAL 2-1 SUIÇA
(Hugo Almeida, Varela; Degen)



Portugal qualificou-se para a fase final do Campeonato da Europa da UEFA de sub-21, ao bater a Suíça, por 2-1, em jogo realizado no Estádio do Bessa, no Porto. Os jovens jogadores portugueses estão realmente de parabéns por tudo o que fizeram até aqui. Foram dignos profissionais, respeitaram, dignificaram e honraram a camisola de Portugal. Mas, falar em conquistas, falar em proezas, em trabalho, em atitude, em respeito, em dignidade, em humildade, é falar em Agostinho Oliveira. Este grande treinador português tem mostrado o que é trabalhar em nome de um país. Se alguém merecia ter mais oportunidades no futebol (sabem certamente do que estou a falar!), esse alguém era o professor Agostinho Oliveira. Parabéns a todos!
Relativamente ao encontro, este foi claramente dividido em duas partes distintas. Na primeira parte, Portugal jogou péssimamente, o futebol nacional foi bastante desorganizado e com pouca clarividência ofensiva. Por sua vez, a Suiça foi uma equipa organizada que procurou controlar a posse de bola e, sempre que pôde, tentou importunar Bruno Vale. Ora, aos 20 minutos, a Suiça voltou a fazer aquilo que já tinha feito em sua casa, ou seja, adiantou-se no marcador. O médio Dzemaili rematou à baliza, a bola encontrou o corpo de um defesa português e sobrou para Reto Ziegler. O médio do Hamburger SV colocou-a no coração da área, onde estava o ponta-de-lança Degen, que, com um remate de primeira algo feliz, fez a bola entrar na baliza de Bruno Vale.
Mesmo com o golo sofrido, Portugal continuou apático no encontro e podia mesmo ter sofrido mais um golo. No entanto, o resultado chegaria ao intervalo com o golo solitário de Degen, dando vantagem à Suiça no conjunto das duas mãos.
Na etapa complementar tudo foi diferente. Agostinho Oliveira fez entrar Varela e Diogo Valente para os lugares de Hugo Viana e Nuno Morais. A ideia era abrir o jogo, explorando mais as alas, com Quaresma e Diogo Valente nas mesmas e lançar Varela no ataque para dar mais apoio a Hugo Almeida. As apostas foram conseguidas. Portugal começou a ganhar mais a segunda bola, as alas foram muito mais procuradas e, com isso, os cruzamentos para Hugo Almeida foram aparecendo mais vezes.
Quando estavam decorridos 55 minutos, Diogo Valente apareceu no lado esquerdo, tirou um belo cruzamento e Hugo Almeida não desperdiçou, fazendo o golo da igualdade. Portugal começava finalmente a justificar outro resultado.
Aos 61 minutos, o "sportinguista" João Moutinho fez um passe longuíssimo, que encontrou Varela descaído no lado direito. O avançado dos leões recebeu a bola no peito e, perante a saída de Benaglio ao seu encontro, fez a bola passar sob as pernas do guardião suíço, para gáudio dos cerca de 20 mil espectadores que se deslocaram ao Bessa. Era efectivamente um Portugal transfigurado para melhor, isto comparativamente à primeira parte.
Nos últimos minutos do jogo, com os helvéticos balanceados para a frente, a equipa de Agostinho Oliveira teve diversas ocasiões para fazer o 3-1. Contudo, Portugal não conseguiu sentenciar a partida e teve de passar alguns momentos incómodos na parte final.
O resultado não iria mesmo sofrer alteração e a vitória sorriu mesmo aos portugueses.
PARABÉNS PORTUGAL!

Ficha de Jogo:

Portugal:Bruno Vale; Filipe Oliveira, Semedo, Zé Castro, Vitor Rodrigues, Raul Meireles, Nuno Morais (Diogo Valente, 46 m), Hugo Viana (Varela, 46 m), Moutinho, Quaresma (Paulo Sérgio, 87 m), Hugo Almeida

Suiça:Diego Benaglio; Lichtsteiner (Sutter, 71 m), Rochat, Von Bergen e Buhler; Callà (Tsimba, 81 m) e Dzemaili; Salatic, Ziegler (Zambrella, 74 m), Chiumento, Deger

Ao intervalo: 0-1

Resultado Final: 2-1

Marcadores: Hugo Almeida, Varela ; Degen

Sem comentários: